A visitação do túmulo do papa Francisco será aberta ao público a partir desde domingo (27).
O pontífice foi sepultado no sábado (26) em uma cerimônia privada na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
O caixão com o corpo de Francisco passou por um percurso com 150 mil pessoas em Roma antes de chegar na basílica, segundo o Vatican News.
Neste domingo, a partir das 7h, no horário local, (2h no horário de Brasília), as portas serão abertas para a visitação dos fiéis no túmulo.
Durante o período da tarde, às 16h, no horário de Roma, (11h no horário de Brasília) o Colégio dos Cardeais se reunirá para rezar uma missa no local.
Papa pediu túmulo simples em testamento
No testamento do papa Francisco, assinado em 29 de julho de 2022, o pontífice buscou reforçar sua vontade quanto a seu sepultamento.
Ele expressou que gostaria que seus restos mortais fossem colocados na Basílica de Santa Maria Maggiore, num túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”.
Por fim, Francisco deixou a mensagem de que ofereceu “ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”.
“Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore”, diz o documento.
Situada no topo de uma das sete colinas sobre as quais a Roma Antiga foi construída, Santa Maria Maggiore é uma das quatro basílicas papais. Seu campanário é o mais alto da capital italiana, com 75 metros de altura, e sua posição na colina o torna o ponto mais alto da cidade.
Reza a lenda que a Virgem Maria procurou o Papa Libério e um aristocrata italiano pedindo que a igreja fosse construída em sua homenagem em um local que seria milagrosamente revelado.
O Monte Esquilino, em Roma, foi identificado como o local após a queda de neve em seu cume em agosto de 358, no auge do verão. Atualmente, uma celebração que marca o “Milagre da Neve” acontece na basílica em 5 de agosto de cada ano.
A igreja como está hoje foi encomendada pelo Papa Sisto III no ano 431. Os mosaicos datam dessa época, e o interior também ostenta colunas clássicas saqueadas de outras construções, embora esteja envolta em uma fachada neoclássica construída no século XVIII.
A igreja tem um significado especial há muito tempo para o papa Francisco, que costumava visitá-la nas manhãs de domingo para homenagear a Virgem Maria.
Francisco é o primeiro papa em mais de um século a ser sepultado fora dos muros do Vaticano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Visitação do túmulo do papa Francisco é aberta ao público neste domingo no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/visitacao-do-tumulo-do-papa-francisco-e-aberta-ao-publico-neste-domingo/