Home / Saúde / Presidente do México defende ausência no funeral do papa após receber críticas

Presidente do México defende ausência no funeral do papa após receber críticas

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, defendeu nesta quinta-feira sua decisão de não comparecer ao funeral do papa Francisco, diante das críticas de analistas e oposicionistas que questionam sua ausência, apesar de representar o segundo país mais católico do mundo.

“Eu não vou às cerimônias do papa Francisco e há todas essas críticas sobre o porquê de eu não ir. O que teria acontecido se eu dissesse que iria? Bem, a mesma coisa, haveria uma crítica tremenda: onde está a separação da Igreja e do Estado? Por que você está indo ao funeral do papa Francisco?”, argumentou a presidente mexicana.

Ela rejeitou as críticas que surgiram nas redes sociais após sua decisão, na terça-feira, de enviar sua secretária do Interior, Rosa Icela Rodríguez, o principal cargo do Gabinete, ao funeral de Francisco na Praça de São Pedro no sábado, apesar do fato de o México ter 98 milhões de católicos, atrás apenas do Brasil.

Aa ausência foi muito repercutida na rede social X (ex-Twitter), onde analistas como Alberto Tavira a consideraram uma “mensagem desnecessária de ingratidão para com o México”, enquanto a jornalista Dolia Estévez a viu como uma “falta de sensibilidade e empatia”.

Outros críticos questionaram a decisão de Sheinbaum porque o pontífice a recebeu em fevereiro de 2024, antes de ela iniciar sua campanha para a eleição presidencial de 2 de junho.

“Há pessoas que simplesmente não gostam de nós e, independentemente do que fizermos, haverá críticas”, respondeu a presidente.

Sheinbaum evitou se pronunciar sobre a direção que a Igreja Católica deveria tomar agora e reivindicou a secularidade do Estado, embora tenha reconhecido Francisco por seu “pensamento humanista e muito progressista” e “sua crítica ao neoliberalismo e ao consumismo”.

A ausência da presidente mexicano também se destaca pelo fato de que cerca de 50 chefes de Estado ou de Governo e 10 reis participarão do funeral, segundo confirmou a Santa Sé.

Ir para o conteúdo original: https://exame.com/mundo/presidente-do-mexico-defende-ausencia-no-funeral-do-papa-apos-receber-criticas/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *