Home / Tecnologia / Primeiro canhão eletromagnético do mundo é criado no Japão

Primeiro canhão eletromagnético do mundo é criado no Japão

A Força de Autodefesa Marítima do Japão divulgou imagens de seu novo e poderoso armamento. As autoridades japonesas compartilharam registros da instalação do primeiro canhão eletromagnético do mundo em um navio militar do país.

Ao contrário das munições tradicionais, esta nova arma aproveita a energia cinética para disparar projéteis em velocidades hipersônicas. Isso o torna uma alternativa econômica aos mísseis guiados em determinados contextos.

EUA tinham um projeto semelhante, mas acabaram desistindo

  • Os trabalhos de desenvolvimento do canhão eletromagnético do Japão começaram em 2016, mas os primeiros testes só foram realizados em 2022.
  • Um dos principais desafios era garantir a estabilidade do projétil lançado em velocidades hipersônicas, além de reduzir o desgaste do cano.
  • Esse problema levou à interrupção de projetos semelhantes nos Estados Unidos, que acabaram sendo abandonados posteriormente.
  • No total, a Casa Branca investiu mais de US$ 500 milhões no armamento.
  • O gasto do governo japonês não foi informado oficialmente.
  • As informações são do portal Interesting Engineering.
Primeiro canhão eletromagnético do mundo é criado no Japão
Arma pode servir como alternativa aos mísseis guiados (Imagem: Força de Autodefesa Marítima do Japão)

Leia mais

Arma japonesa ainda passará por testes

Segundo a Força de Autodefesa Marítima do Japão, a nova arma do país pesa oito toneladas e possui um cano de 6 metros de comprimento. O sistema pode lançar projéteis de aço de 40 mm pesando aproximadamente 320 gramas cada.

Durante a fase testes, os disparos atingiram uma velocidade inicial de aproximadamente 2.230 metros por segundo. Isso significa que foi possível alcançar uma velocidade superior a Mach 6. Apesar da instalação em um navio militar, o canhão ainda vai passar por novos experimentos.

28 de abril de 2025 - 17:04
Canhão foi testado pelas autoridades japonesas nos últimos anos (Imagem: Força de Autodefesa Marítima do Japão)

O objetivo das autoridades japonesas é aumentar ainda mais a capacidade de lançamento, bem como a velocidade e o potencial destrutivo dos disparos. Não há uma previsão de quando o armamento pode ficar disponível para uso em campos de batalha.

O post Primeiro canhão eletromagnético do mundo é criado no Japão apareceu primeiro em Olhar Digital.

Ir para o conteúdo original: https://olhardigital.com.br/2025/04/22/ciencia-e-espaco/primeiro-canhao-eletromagnetico-do-mundo-e-criado-no-japao/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *