O Oscar, oficialmente chamado de Prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy Awards), é a principal premiação de cinema do mundo. Todo ano, diversos filmes são reconhecidos e honrados como as melhores realizações na indústria cinematográfica em diversas categorias, que premiam quesitos artísticos e técnicos.
Por sua importância e renome, os longas que são premiados com o Oscar acabam se destacando, já que as estatuetas se tornaram praticamente um selo de garantia de que aquela produção é boa e vale o investimento do telespectador para assisti-lo (na maioria das vezes).
Tempos depois da premiação, muitos desses filmes ficam disponíveis nas plataformas de streaming como a Netflix, para quem quiser conferir.
Leia mais:
- Oscar 2025: veja a lista completa de vencedores
- 10 incríveis filmes brasileiros que poderiam ter sido indicados ao Oscar
- Existe uma categoria no Oscar que nunca foi premiada; entenda
Se você tem interesse em assistir filmes que ganharam pelo menos uma estatueta do Oscar, veja abaixo nossa lista com 8 sugestões que estão disponíveis online.
8 filmes vencedores do Oscar para ver na Netflix
A Teoria de Tudo
O longa é uma biografia baseada no livro de não ficção escrito por Jane Hawking, contando a história dramática e inspiradora de Stephen Hawking, astrofísico que se tornou uma das mentes mais brilhantes de seu tempo. Entretanto, o filme não se limita ao drama pessoal do cientista, mesclando o avanço de sua doença degenerativa com sua ascensão no mundo científico, além do romance que teve com Jane.
A Teoria de Tudo conquistou a estatueta do Oscar de Melhor Ator para Eddie Redmayne, e também foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Felicity Jones), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora Original.
Godzilla Minus One
O longa conseguiu ultrapassar a bolha dos fãs de Godzilla, conquistando um novo público e dando um novo fôlego para a franquia. “Minus One” é um filme japonês de kaiju, que mistura elementos clássicos do gênero com um ótimo roteiro, além de efeitos visuais incríveis.
A história acontece após a Segunda Guerra Mundial, tendo um Japão devastado como cenário. O filme começa quando uma criatura gigantesca e misteriosa aparece no mar, piorando o clima de pânico no país, enquanto acompanhamos o piloto Kōichi Shikishima, um sobrevivente que se sente em dívida com os colegas mortos pela criatura.
Por isso, ele se junta a um grupo de veteranos para derrotar Godzilla. O longa foi o primeiro da franquia indicado ao Oscar, e ganhou a estatueta de Melhores Efeitos Visuais.
Drive My Car
O título é baseado em um conto de Haruki Murakami, e deu o que falar na premiação de 2022. A produção japonesa trata de temas dramáticos como perda, conexões humanas e o desejo de seguir em frente, e foi o primeiro filme japonês a receber uma indicação a Melhor Filme do Oscar.
O longa contra a história de Yusuke, um diretor de teatro viúvo e melancólico que aceita, contra sua vontade, a imposição do festival em que está trabalhando de ser guiado por um motorista.
Porém, é surpreendido quando vê que a profissional designada para a função é uma jovem de 20 anos, com quem pouco a pouco acaba desenvolvendo uma relação bastante especial.
“Drive My Car” foi vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, e ainda foi indicado às categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor (Ryusuke Hamaguchi) e Melhor Roteiro Adaptado.
Manchester à Beira-Mar
“Manchester a Beira-Mar” é uma ótima opção para aqueles que gostam de histórias trágicas, daqueles que até mesmo as cores, as estações e as sensações do filme transmitem uma ideia de frieza.
A produção tem Casey Affleck e Michelle Williams no elenco, e foi bastante elogiado pela crítica, além de ter se tornado um favorito da Academia pelo roteiro e pela forma delicada em que trata temas como depressão e culpa.
A história gira em torno de Lee, um rapaz que acabou de perder o irmão e se vê obrigado a voltar para sua cidade natal, para cuidar do sobrinho. O protagonista, ainda perdido, tenta cuidar do menino enquanto confronta os próprios motivos que o fizeram deixar a cidade no passado.
O filme ganhou o Oscar de Melhor Ator (Casey Affleck) e de Melhor Roteiro Original, e também foi nomeado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Kenneth Lonergan), Melhor Ator Coadjuvante (Lucas Hedges) e Melhor Atriz Coadjuvante (Michelle Williams).
A Grande Aposta
“A Grande Aposta” é um filme baseado em um livro de não ficção a respeito da bolha imobiliária dos Estados Unidos nos anos 2000, e brilhou no Oscar tanto pelo tema de que trata, quanto por seu elenco estrelado: entre os protagonistas estão Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt.
A trama é sobre um executivo de médio porte que percebe a instabilidade do mercado imobiliário dos EUA, e decide investir contra o sistema. A jogada causa estresse entre os investidores, mas chama a atenção de outros corretores que os seguem como exemplo.
O longa venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e também foi indicado aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale) e Melhor Edição.
Eu, Tonya
Essa é mais uma biografia, um gênero cinematográfico que a Academia ama premiar. O longa estrelado por Margot Robbie é baseado na vida da patinadora artística Tonya Harding, mostrando o começo de sua trajetória no esporte, os maus-tratos e humilhações que suportava da mãe ainda pequena. O filme retrata também o relacionamento tóxico no qual se envolve já adulta.
Nesse caminho complexo, a patinadora se afunda cada vez mais, o que a leva a se envolver em um plano bizarro durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994. “Eu, Tonya” conseguiu a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante (Allison Janney), e ainda teve indicações nas categorias de Melhor Atriz (Margot Robbie) e Melhor Edição.
A Baleia
O filme é baseado na peça que possui o mesmo nome, contando a história de Charlie, um professor de inglês com obesidade mórbida que vive recluso, se sentindo culpado por ter abandonado a filha anos antes. Ele está decidido a lutar contra sua compulsão alimentar e reparar seus erros do passado, buscando se reconectar com sua filha, que já é uma adolescente.
O longa de drama conquistou o Oscar de Melhor Ator para Brendan Fraser, que voltou à atuação depois de um longo tempo, e também o de Melhor Maquiagem e Penteado. Além disso, foi nomeado à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Hong Chau).
A Viagem de Chihiro (2001)
“A Viagem de Chihiro” é um filme japonês que se tornou a primeira animação de língua não inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Animação, batendo filmes como “Lilo e Stitch” e “Era do Gelo”. A obra é uma das mais aclamadas da filmografia brilhante de Hayao Miyazaki, que ganhou seu segundo Oscar na mesma categoria em 2024, por “O Menino e a Garça” (também disponível na Netflix).
O longa foi todo desenhado à mão, e conta a história de uma menina de dez anos que vê seus pais se transformando em animais após uma parada em uma cidade, enquanto estavam de mudança. Então, a garota precisa viajar por um mundo mágico para salvá-los, com ajuda do garoto Haku, em uma trama repleta de magia, sensibilidade e poesia, característicos dos trabalhos do Studio Ghibli.
O post 8 filmes vencedores do Oscar para ver na Netflix apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital