Lançado no dia 10 de julho na Netflix, Brick é um filme de suspense alemão que está conquistando o público com sua premissa simples, mas bastante inquietante. Dirigido e roteirizado por Philip Koch, ele mostra um casal em crise que acorda um dia para se ver incapaz de sair da própria casa.
Isso é consequência do surgimento de uma misteriosa parede de tijolos, que parece cercar totalmente a residência de Tim (Matthias Schweighöfer) e Live (Ruby O. Fee). Para piorar a situação, os dois estão sem água e contato com o mundo exterior. Assim, sua única esperança é tentar derrubar as paredes aos poucos em busca de uma saída.
O que acontece em Brick?
Conforme os protagonistas de Brick começam a furar suas paredes e descobrem que elas são invulneráveis, eles decidem quebrar o chão para entrar em apartamentos de vizinhos, que passam por uma situação semelhante. Entre eles está Yuri (Murathan Muslu), um grande fã de teoria das conspirações, e Anton (Josef Berousek), um programador que trabalha para uma empresa do ramo da defesa.
- Anton parece ter a chave para o mistério, que pode estar ligado a um incêndio na companhia Epsilon Nanodense, ocorrido na noite anterior;
- No entanto, ele acaba morrendo graças a uma falha em seu marcapasso, embora pareça estar próximo de encontrar uma saída;
- O responsável pela morte foi Yuri, que acredita que as paredes foram construídas para evitar o contato com uma ameaça externa;
- Antes de encontrar Anton e Yuri, os protagonistas descobrem que havia várias câmeras ocultas escondidas pelo prédio;
- Além disso, o síndico, o Sr. Friedman, mantinha vários monitores de vigilância em seu quarto, no qual é encontrado morto e sem os braços.
A missão principal dos protagonistas de Brick é usar uma marreta para destruir os chãos do prédio até conseguir chegar a seu porão. Lá eles esperam encontrar um antigo abrigo contra bombas construído durante a Segunda Guerra Mundial, que é conectado aos esgotos e ao mundo externo.
Os protagonistas conseguem escapar?
Chegando ao porão, os personagens descobrem que sua saída para o exterior também foi bloqueada por uma misteriosa parede de tijolos. Desesperado, Marvin, um usuário de drogas que alugava um quarto no prédio, atira na barreira — mas a bala ricocheteia e mata o velho Sr. Oswalt, deixando sua neta sozinha.
Olhando as gravações do Sr. Friedman, o grupo descobre que Anton conseguiu usar seu celular para abrir um caminho para o mundo externo. No entanto, ele foi morto por Yuri, que também acaba com a vida da neta do Sr. Oswalt, antes de queimar as anotações do funcionário da Epsilon Nanodense.
Com Yuri detido, Tim tenta reproduzir os passos que Anton fez para escapar e consegue deixar as paredes de tijolo translúcidas. No entanto, os moradores restantes ainda não podem escapar e alguns deles morrem ao se verem presos na barreira, que se restaura após pouco tempo. Desesperado por perder sua namorada, Martin mata Yuri e em seguida tira sua própria vida — deixando somente Tim e Olivia vivos no local.
Como acaba Brick?
Antes de tentar escapar novamente, os protagonistas finalmente decidem resolver os problemas que os afetavam. Olivia afirma que se sentiu abandonada por Tim após não ter o apoio para mudar de vida depois de ter um aborto indesejado. Já ele assume que se fechou completamente porque não conseguia lidar com a situação.
Vendo novamente as gravações do Sr. Friedman, eles entendem a ordem certa que devem acionar os tijolos para escaparem. No entanto, antes de conseguirem fugir, eles são atacados por Yuri, que continuava vivo — isso é, após uma nova luta na qual ele finalmente é derrotado.
Tim e Olivia finalmente conseguem escapar, somente para descobrir que toda a cidade está rodeada pelos tijolos misteriosos. Após roubar um carro, eles ouvem no rádio a solução do mistério: tudo não passou de um defeito nos sistemas da Epsilon Nanodense, que foram ativados por defeito graças ao incêndio que aconteceu na empresa. Ou seja, não havia ameaça externa, tampouco motivos para se preocupar com um possível ataque biológico.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
Fonte: TecMundo