O Nintendo Switch 2 é o console portátil mais recente da Big N. Lançado no dia 5 de junho, ele trouxe uma série de melhorias em relação ao modelo antecessor, como uma tela mais e de melhor qualidade, assim como recursos de compartilhamento de contas entre outros.
E para ampliar a concorrência, a Microsoft anunciou um portátil, em parceria com a Asus, chamado ROG Ally X. Ele será uma espécie de Steam Deck mais parrudo, com integração direta com serviços como Xbox Game Pass, Steam, etc, além de um hardware a nível de muito PC Gamer robusto.
E embora o aparelho da Microsoft / Asus ainda não tenha preço e uma data de lançamento, já tem muita gente na dúvida entre adquiri-lo no lançamento, ou comprar o já lançado Nintendo Switch 2. E para te ajudar nessa escolha, hoje o Voxel traz um comparativo detalhado entre os consoles portáteis, para auxiliar na sua decisão. Confira!
- Veja também: Criador de Stardew Valley parece interessado em salvar Hytale, jogo da Riot Games inspirado em Minecraft
Tela
Em relação à tela, o Nintendo Switch 2 conta com um visor LCD de 7,9 polegadas, e que possui uma resolução Full HD de 1920×1080. Além disso, a tela também conta com uma taxa de atualização de 120 Hz e suporte a HDR10. Também vale ressaltar a compatibilidade com tecnologias mais recentes, como o DLSS da NVIDIA que permite visualizar efeitos de luz e sombra com mais nitidez e qualidade.
Quando anunciado, muita gente estranhou o fato do console ter uma tela de LCD ao invés de uma OLED, já que o Switch anterior conta com um modelo mais recente com esse tipo de visto. Entretanto, segundo a própria Nintendo, o motivo foi para reduzir custos, e ao mesmo tempo manter o consumo de energia controlado.
Vale lembrar que, assim como no antecessor, o Nintendo Switch 2 é um console híbrido, ou seja, também pode ser conectado a uma TV através do seu dock. Uma vez feita essa conexão, o videogame permite rodar jogos em um resolução 4K a 60 quadros por segundo, além de suporte a 120 Hz em resoluções mais baixas (como 1440p).Porém, é preciso que a TV seja compatível com a resolução e taxa de atualização.
Já a tela do ROG Ally, embora um pouco menor que a do Switch 2, é um dos maiores atrativos do aparelho. O portátil terá um painel IPS LCD de 7 polegadas, resolução de 1920×1080 (Full HD), taxa de atualização de 120 Hz, e suporte a FreeSync Premium (VRR da AMD). Além disso, o aparelho também terá suporte ao Dolby Vision em alguns jogos e conteúdos de streaming, como Xbox Cloud e Netflix.
O Xbox ROG Ally X também contará com touchscreen na sua tela, e terá como sistema operacional o Windows 11, o que o torna uma espécie de PC Portátil, similar a outros modelos como o Steam Deck. Sendo assim, para jogar os games do aparelho na sua TV, bastará fazer o espelhamento nativo do sistema operacional ou usar um dock de terceiros.
Armazenamento
O Switch 2 conta com 256 GB de armazenamento interno no padrão UFS, o que garante velocidades superiores ao eMMC do modelo original. E uma das principais novidade do console é a compatibilidade com microSD Express, um formato de cartão mais rápido, de até 2TB de capacidade, e que permite armazenar e rodar jogos a partir dele, com desempenho próximo ao do armazenamento interno.
O portátil também traz um chip dedicado à descompressão de dados. Com ele, o tempo de carregamento dos games é menor, e reduz a carga sobre a CPU. Essa é uma arquitetura semelhante à usada no PlayStation 5, por exemplo.
Já o Xbox ROG Ally X vem com um SSD NVMe PCIe 4.0 de 1 TB de armazenamento. Como o console roda o Windows 11 completo, é crucial que ele tenha espaço suficiente para todos os dados do sistema, e também tenha fluidez ao abrir jogos, aplicativos e gerenciar arquivos pesados.
Também será possível trocar o seu SSD por um modelo mais rápido, e até mesmo com mais armazenamento. Também será possível expandir esse espaço, adicionando cartões microSD UHS-II através das entradas do aparelho. E por se tratar de um Windows 11, você terá a liberdade de escolher onde instalar os seus jogos, arquivos, etc. Toda essa liberdade, no entanto, deve refletir no preço mais alto do dispositivo.
Hardware e bateria
O hardware do Nintendo Switch 2 traz uma série de melhorias em comparação ao modelo antecessor. Ele é equipado com um chip personalizado da NVIDIA, o Tegra T239, baseado na arquitetura Ampere, com CPU de oito núcleos Cortex-A78C, além de uma GPU com suporte a tecnologias modernas como DLSS 3, ray tracing e taxa de atualização variável.
Ele também conta com 12 GB de memória RAM LPDDR5X, dos quais 9GB são dedicados ao uso em jogos, com o restante reservado para o sistema. Funcionando como um portátil, o processador do Nintendo Switch 2 entrega cerca de 1,7 teraflops. Já acoplado ao seu dock, ele alcança até 3,07 teraflops, um desempenho muito próximo ao do Xbox Series S.
Já em relação à bateria, o Switch 2 conta com uma célula de 5.220 mAh, com autonomia estimada entre 2 a 6,5 horas, dependendo do tipo de jogo e do uso de recursos gráficos avançados. O mesmo pode ser recarregado no dock ou através de um cabo USB-C. Por fim, vale lembrar que o mesmo também tem um sistema de resfriamento interno totalmente reformulado, o que evita que o aparelho esquente demais tanto no dock como no modo portátil.
O Xbox ROG Ally X promete ser um dos consoles portáteis mais poderosos já vistos. Isso porque ele contará com um hardware de dar inveja a muito PC gamer. A começar pelo seu processador, que será o novíssimo AMD Ryzen AI Z2 Extreme. Além disso, ele também contará com 24 GB de memória RAM LPDDR5X‑8000. O portátil também será compatível com as principais tecnologias da atualidade, como FSR 3 e ray tracing avançado, além de rodas os jogos em resoluções Full HD a 60 ou até 120 FPS.
Já em relação à sua bateria, rumores apontam para uma célula de 80 Wh com otimização térmica superior à do Ally atual. Com isso, é possível que o aparelho tenha uma autonomia de 3 a 6 horas de uso, dependendo do tipo de aplicativo ou game que está sendo executado. E embora ele tenha um design similar ao ROG Ally X, seu sistema de resfriamento contará com melhorias, principalmente nos coolers, para evitar que o mesmo esquente muito durante o uso frequente.
Qual é o melhor para mim?
Se você é um entusiasta de jogos da Nintendo, e se preocupa mais em se divertir do que em jogar os principais títulos da atualidade em uma qualidade altíssima, o Nintendo Switch 2 é a escolha ideal. Atualmente, há uma pequena quantidade de jogos exclusivos para o console, porém, esses mesmos títulos só rodam neste aparelho. Além disso, com o sistema de compartilhamento de conta, e Joy-Cons que permitem dois jogadores no mesmo console, ele amplia essa diversão para amigos e familiares, com um catálogos de franquias clássicas que marcaram diversas gerações.
Entretanto, se você busca uma variedade maior de games, e preza pela qualidade na hora de executá-lo, seja em relação a desempenho ou a gráficos, o ROG Ally X é a melhor opção. A integração do console com plataformas consagradas como Xbox Game Pass e Steam, permite ampliar o catálogos de jogos, e ter uma espécie de PC Gamer portátil em suas mãos.
Porém, embora até o fechamento desta matéria seu respectivo preço não tenha sido revelado, rumores apontam que o Xbox ROG Ally X pode chegar com valores em torno de 900 Euros, o que em uma conversão direta daria cerca de R$ 6 mil. Assim, vale a pena levar isso em conta: o modelo é potente, mas também deve ser caro.
E na sua opinião, qual o melhor entre os dois portáteis? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
Fonte: TecMundo