O Super-Homem é, para muitos, a pura definição de bondade e um real super-herói desde sua criação nos quadrinhos em 1938, na primeira edição da Action Comics. De lá para cá, Clark Kent e sua versão herói apareceram em inúmeras HQs, filmes e animações, mas fica a sensação de que faltam grandes jogos do Superman.
Se você concorda, o Voxel preparou uma lista com alguns dos principais jogos do Superman, desde os clássicos, os subestimados pelo público, e aquelas participações especiais que entraram na história.
Quais jogos do Superman já foram lançados?
Por ser um personagem extremamente icônico, o Superman recebeu uma série de jogos desde que os primeiros filmes estrelados por Christopher Reeve viraram uma febre no fim de 1978. De lá para cá foram dezenas de lançamentos, com poucos títulos muito lembrados, e muitos bem esquecíveis.
Superman: The Game (1985)
Por mais que não seja o primeiro jogo do Superman já feito, Superman: The Game de 1985 pode ser considerado um pioneiro para o Homem de Aço. Desenvolvido pela First Star Software, o título surgiu para alavancar as vendas da linha Super Powers Collections, composta por bonecos, histórias em quadrinhos e livros de colorir.
Disponível para consoles como o Commodore 64, Atari 8-bit, entre outros, essa iteração colocava o Super-Homem contra seu principal inimigo: Darkseid. Simples, com uma jogabilidade datada para os padrões atuais, o game não é um dos mais conhecidos, mas foi um dos pioneiros para os títulos seguintes.
Superman (1987)
Dois anos depois era lançado o que seria para muitos como um dos mais clássicos jogos do Superman. O salto evolutivo era notável, com gráficos mais bonitos, mas mantendo o estilo 2D que em pouco tempo daria espaço para games com maior imersão.
Tiegon/reprodução)
Em todo capítulo, o jogador encarnava o Clark Kent, mas uma breve ida à cabine telefônica o transformava no herói. Criado pela Kemco para o NES/Famicom, o jogo tinha muitos puzzles e alguma ação, visando derrotar Lex Luthor e outros vilões, surfando na onda do filme Superman IV: Em Busca da Paz.
Superman (1988)
Antes da virada para a década de 1990, a Taito, aclamada desenvolvedora de títulos como Space Invaders, lançou um dos mais notáveis jogos do Superman já feitos. Publicado em 1988 no estilo beat-‘em-up/shoot-‘em-up que trazia uma evolução gráfica bem alta e possibilitava que os jogadores até voassem com o herói.
Toda a premissa do jogo girava em torno de impedir que o Imperador Zaas conquistasse a Terra, e era possível até mesmo jogar com um amigo, que encarnava um segundo Super-Homem com roupa de outra cor. Por mais legal que fosse, os inimigos e fases eram repetitivos, mas representava o melhor jogo do Superman até então.
The Death And Return Of Superman
Em The Death And Return Of Superman pulamos direto para 1994, a época em que os videogames finalmente fariam um estrondo absurdo na indústria do entretenimento. Neste jogo, disponível para o Super Nintendo e o Mega Drive, o estilo continua no arcade, com visão lateral, mas já apostava muito mais na ação.
Desenvolvido pela Blizzard Entertainment, esse é um dos mais variados jogos do Superman, que deu aos jogadores inúmeros personagens para controlar, como o Aço, Superciborgue, SuperBoy e o Erradicador. O mais interessante é que toda a história era baseada no excelente arco de morte e ressurreição do Homem de Aço contra o violento Apocalypse.
Superman: Shadow Of Apokolips
Lançado em 2002 para PlayStation 2 e GameCube, Shadow of Apokolips é considerado por muitos como um dos melhores jogos do Superman, senão o melhor. Desenvolvido pela Atari, o game é uma espécie de continuação da aclamada série “Superman: The Animated Series” e foi bem elogiado na época.
xTimelessGaming)
Com um visual quadradão, e atualmente considerado bem feinho, o game tinha muito valor no estilo cel-shaded, com destaque para as batalhas contra chefões. Na trama, Clark Kent deve enfrentar inúmeros vilões clássicos, como o Metallo, Parasita, Liveware, e os clássicos Lex Luthor e Darkseid no melhor estilo de pancadaria, lasers e destruição.
Participação em jogos
Mesmo que o Homem de Aço seja uma figura presente no mundo dos videogames, o personagem criado por Jerry Siegel e Joe Shuster acabaram se destacando mais em participações em games de peso.
DC Universe Online
Lançado em janeiro de 2011 como um MMORPG grátis para jogar, DC Universe Online é pouco lembrado atualmente, mas já teve seus dias de glória. No game os jogadores podem jogar sozinhos, com amigos, ou diversos jogadores em múltiplos capítulos recheados de história.
Boa parte do Universe Online tem a trama a invasão de Brainiac e uma aliança de Lex Luthor, dois arqui-inimigos do kryptoniano. Embora não seja um jogo do Superman, é possível jogar com o personagem e se divertir, já que até hoje o game é atualizado com algumas DLCs e roupas para personagens.
LEGO Batman 2: DC Super Heroes
Brincar de LEGO já é uma grande diversão, mas os jogos e filmes do Batman LEGO são considerados algumas das melhores aparições do morcegão. Em LEGO Batman 2: DC Super Heroes, o Cavaleiro das Trevas recebe ajuda do Homem de Aço em uma aventura super divertida e familiar.
Com todas as piadas e o jeitão bobo que só LEGO tem, o título do Batman também se configura como um dos melhores jogos do Superman. Há a essência do personagem, os voos, vilões, e até mesmo a icônica trilha sonora do John Williams.
Injustice 1 e 2
Para finalizar, não há como falar de jogos do Superman sem citar a duologia de Injustice. Desenvolvida pela lendária NetherRealm Studios, responsável pela franquia Mortal Kombat, os dois títulos colocaram inúmeros heróis da DC em uma trocação de socos, chutes e tiros impiedosos.
A história, embora envolva vários personagens, foca em um Superman obcecado por vingança ao ter sua amada Lois Lane grávida assassinada pelo Coringa, e acaba criando um governo de tirania junto a outros personagens. Do outro lado, Batman junta uma resistência para acabar com o regime autoritário do seu antigo aliado e amigo.
Alguns rumores indicam que a NetherRealm já trabalha em um Injustice 3 e esse poderia ser o próximo grande lançamento do estúdio.
Por que não existe um grande jogo do Superman?
Que o Super-Homem é um dos maiores heróis do entretenimento você já sabe, mas nesses quase 100 anos de história, por que nunca tivemos grandes jogos do Superman? A realidade é que não existe uma resposta totalmente única, mas um conjunto de fatores que fazem com que nenhum game tenha decolado até agora.
Um dos principais fatores é o fato do Homem de Aço ser basicamente um deus na Terra. Fazer um jogo com um personagem tão poderoso exigiria inimigos complexos, além dos chefões, que pudessem causar dano massivo no herói, praticamente indestrutível e que pontualmente é afetado pela kryptonita. Imagine um jogo sem desafios. Clark Kent é poderoso demais, e basta um suspiro forte para congelar e matar seres humanos.
- Leia também: Superman ganha conceito de jogo com Unreal Engine 5
Inclusive, esse código moral também é um impeditivo. O herói não mata, mas tem poderes divinos e seria difícil reduzir esse seu poder. Nos jogos do Batman, que possui o mesmo código de honra, é mais fácil contornar o problema, já que estamos falando de um humano.
Além da super-força, o Superman voa rapidamente, então imagine o quão grande o mundo do game precisaria para fazer o personagem voar. Claro que isso poderia ser contornado com cutscenes, mas jogar com o Homem de Aço sem poder voar seria no mínimo questionável.
O último desafio é a capacidade tecnológica. Um game com Super-Homem exigiria um mundo gigantesco e destruição de cenários, afinal de contas nas HQs e filmes o herói sempre deixa Metrópolis devastada durante suas lutas. O nível de investimento e tempo seria alto demais, então as desenvolvedoras e publicadoras nunca se interessaram tanto nos jogos do Superman.
Existe esperança para um jogo moderno do Superman?
Com a chegada do novo filme do Superman, até poderíamos sonhar com um novo jogo do herói, mas não é o caso. Não há informações oficiais de nenhum jogo solo do Homem de Aço para o futuro, mas pode ser que um eventual Injustice 3 ou jogos relacionados a outros personagens da DC deem espaço para participações.
Após o flop de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça, estúdios como a Rocksteady devem voltar a centrar suas atenções no Batman, que rendeu a melhor trilogia de heróis dos videogames. A Marvel, por sua vez, parece em boas mãos, já que a Insomniac Games já fez dois jogos do Homem-Aranha e lançará o jogo do Wolverine nos próximos anos.
Porém, nem tudo está perdido. O novo chefão da DC, James Gunn, quer um universo super conectado entre os filmes, animações, e jogos. Portanto, caso o novo filme do Super-Homem vá bem, pode ser que tenhamos jogos do Superman no futuro — mas isso deve demorar.
Fonte: TecMundo