Jogos lançados “pela metade” não são uma novidade na indústria de games. Já tivemos casos absurdos como os de Concord e Cyberpunk 2077 — mas agora há outro concorrente na cidade. MindsEye, jogo do ex-Rockstar North Leslie Benzies, chegou recentemente aos consoles e PC, mas de forma desastrosa e com inúmeros bugs. Por conta disso, a própria PlayStation está liberando o reembolso do título na PS Store.
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Diversos relatos de jogadores pedindo o reembolso de MindsEye na PlayStation Store estão aparecendo em fóruns e nas redes sociais. Um dos casos veio através do Reddit, onde um usuário postou sua conversa com o suporte da Sony.
No seu pedido de reembolso, MasterOfMoogles1995 mencionou que o jogo “é anunciado no trailer oficial de lançamento com imagens de 60 FPS na versão Pro Enhanced, mas isso está incorreto”. Com a declaração, o suporte da gigante japonesa aceitou o pedido de reembolso, já que estão “cientes da otimização e estão investigando a situação”.
Playstation support have refunded the game with zero issues and said they’re “aware of this games optimisation and are investigating the situation”, the only other game they’ve EVER said this for was cyberpunk 2077,which was delisted for 6 months…
byu/MasterOfMoogles1995 inMindsEye
Em outro caso, desta vez na rede social X, WolfgangMishima publicou uma mensagem semelhante. A Sony disse ao jogador que normalmente não pode realizar reembolsos por jogos comprados na PS Store, mas que abriria uma exceção para ele.
Nessa situação, a PlayStation entende que WolfgangMishima enfrentou problemas com o jogo mesmo após a solução de problemas e está reembolsando a compra de MindsEye como um “gesto de boa vontade” em relação à sua conta.
Playstation refunded me Mindseye!!! pic.twitter.com/z3p21Tq29f
— Wolfgang (@WolfgangMishima) June 10, 2025
MindsEye foi lançado com problemas sérios de reprodução
MindsEye foi lançado na última terça-feira (10) para PS5, Xbox Series X|S e PC. Por ser um game de Leslie Benzies, bastante conhecido por ser produtor de jogos importantes da franquia GTA, as expectativas eram altas. Mas, certamente, foram frustradas.
Tudo começou com o embargo das análises, que convenientemente caiu exatamente no dia do lançamento do jogo — e, bem, a estreia foi um tanto desastrosa.

Inúmeros bugs e problemas de reprodução, tanto na versão de PC quanto de consoles, foram alguns dos problemas. No entanto, o estúdio Build a Rocket Boy está ciente disso e já prometeu uma atualização de hotfix para esta semana.
“Prezada comunidade, um sincero agradecimento a todos os nossos jogadores do primeiro dia. Sabemos que o lançamento do MindsEye não foi isento de desafios para alguns de vocês”, disse o estúdio no X. “No momento, nossa maior prioridade é o desempenho do jogo. Entendemos que os requisitos são altos e limitaram a experiência de muitos de vocês. Por isso, pedimos sinceras desculpas”.
— MindsEye (@MindsEyeGame) June 11, 2025
No Metacritic, a situação de MindsEye não melhora muito — na verdade, parece que é bem crítica. Por lá, o jogo do ex-Rockstar está classificado com uma média de apenas 31 pontos (baseada nas críticas do público).
Build a Rocket Boy promete melhorias para MindsEye — mas primeiro no PC
Se você está se perguntando quando o update de MindsEye será lançado, saiba que ele está previsto para o “final desta semana no PC” — chegando o “mais rápido possível” posteriormente nos consoles.
A desenvolvedora emitiu um comunicado expressando frustração com os problemas técnicos enfrentados por parte dos jogadores. “Estamos de coração partido por nem todos os jogadores terem conseguido experimentar o jogo da forma como pretendíamos”, diz a nota.
A empresa afirmou que sua prioridade no momento é otimizar o desempenho e a estabilidade, garantindo que todos os usuários, independentemente do dispositivo, tenham acesso a uma experiência de alta qualidade.

Segundo o comunicado, as equipes trabalharam durante a noite para solucionar diversas falhas e identificaram que a maioria dos travamentos foi causada por um vazamento de memória, que afetou cerca de 10% dos jogadores.
A empresa desenvolveu uma correção emergencial (hotfix) para resolver esse problema — além de outras questões relatadas pela comunidade — e pretende lançá-la já no dia seguinte para PC. Nos consoles, o hotfix será disponibilizado assim que passar pelos processos de certificação da PlayStation e da Xbox.
Confira alguma das melhorias:
- Melhorias iniciais de desempenho de CPU e GPU, juntamente com otimizações de memória;
- Dificuldade reduzida para o minijogo de RCP;
- Uma nova configuração para desabilitar ou modificar a Profundidade de Campo;
- Uma correção para um problema com controles ausentes nos minijogos MineHunter e Run Dungeon;
- Avisos pop-up para PCs que têm o Agendamento de GPU acelerado por hardware desabilitado e PCs com CPUs que apresentam possíveis problemas de travamento.
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Fonte: TecMundo