Em fevereiro a Microsoft anunciou que mudaria a famosa tela azul da morte presente no Windows, e alguns usuários já estão percebendo a mudança. O novo visual já pode ser experimentado por alguns usuários que participam do programa de Preview do sistema operacional.
- A nova tela da morte do Windows substitui a carinha triste com fundo azul para algo simples, em fundo preto;
- Há uma mensagem que diz “Seu dispositivo teve um problema e será preciso reiniciar”;
- Na parte inferior, a companhia informa um código e uma leve explicação do erro, como algum problema em determinado driver;
- O objetivo da Microsoft é facilitar o entendimento do problema e simplificar essa tela de erro ao retirar a carinha triste e o código QR.
Essa tela azul da morte, conhecida na informática como BSoD, já aterrorizou muita gente, e agora parece mais fúnebre do que nunca. Por mais que o intuito seja facilitar, o preto dá aquele tom dramático de algo terrivelmente errado com seu computador, mas às vezes é somente um erro básico de inicialização.
- Saiba mais: Windows 11 finalmente supera Windows 10 e se torna o sistema Microsoft mais usado no mundo
Microsoft quer clareza
Por outro lado, a nova tela de BSoD está mais parecida com as informações que aparecem durante a instalação do Windows Update. Para dar algum mérito à Microsoft, esse novo visual deixa a tela menos poluída com informações desnecessárias.
“Esta é realmente uma tentativa de clareza e de fornecer melhores informações, permitindo que nós e os clientes realmente cheguemos à essência do problema para podermos resolvê-lo mais rapidamente”, explica o vice-presidente da divisão enterprise e de SO da Microsoft, David Weston.
A mudança total chegará para todos os usuários do Windows 11 até o fim de setembro, quando for lançada a versão final do Windows 11 24H2.
Para mais informações sobre a Microsoft e sistemas operacionais, fique ligado no site do TecMundo.
Fonte: TecMundo