O Gmail vem adicionando ferramentas para facilitar o controle de mensagens promocionais há algum tempo — e agora esse gerenciamento ficou ainda mais simples. O cliente de e-mail do Google ganhou uma nova seção dedicada exclusivamente às inscrições ativas da sua caixa de entrada.
Chamada de “Manage Subscriptions” (ou “Gerenciar inscrições”, em tradução livre), a nova área reúne, em uma única tela, todos os remetentes automatizados com os quais você mantém alguma assinatura ativa. Eles aparecem organizados por frequência: os mais recorrentes no topo, e os menos frequentes ao final da lista.
Ao lado de cada remetente, há um botão para cancelar a inscrição. Ao tocá-lo, uma janela de confirmação é exibida para garantir que o usuário realmente deseja parar de receber os envios. Esse atalho só é possível graças a uma regra imposta pelo Google em outubro de 2023, que obriga remetentes a oferecerem uma opção clara e funcional de descadastro com apenas um clique.
Para acessar a nova seção de gerenciamento de inscrições, faça:
- No Gmail, abra o menu de “hambúrguer” no canto superior esquerdo;
- Na coluna, role para baixo até encontrar o item “Gerenciar inscrições”;
- Abra a página e confira quais cadastros estão ativos.
Gerenciamento facilitado de inscrições
A novidade torna o processo de gerenciamento de e-mails automatizados mais direto e acessível. Para o usuário final, é uma adição bem-vinda; já para os administradores de campanhas, pode significar uma flutuação maior no número de assinantes, dada a facilidade do cancelamento.
O novo gerenciador de inscrições do Gmail já está sendo liberado na versão web e nos apps para Android e iOS, em países selecionados.
Para mais novidades sobre Google, Gmail e o futuro dos e-mails inteligentes, siga o TecMundo nas redes sociais.
Fonte: TecMundo