Os chatbots com inteligência artificial da Meta poderão iniciar conversas com usuários de forma proativa, segundo informações do site Business Insider. Um novo recurso em desenvolvimento permitiria que bots personalizados comecem uma interação sem esperar a iniciativa do usuário.
Internamente chamado de “Project Omni”, o recurso tem como objetivo “proporcionar valor e melhorar o reengajamento e a retenção dos usuários”, apurou o site. A função seria integrada aos chatbots criados no Meta AI Studio.
Ainda não está claro como a funcionalidade vai operar, mas, de acordo com a reportagem, a proposta é que o chatbot tente retomar conversas esquecidas. Ou seja: é necessário que o usuário tenha interagido com o bot ao menos uma vez — não será uma abordagem aleatória vinda do nada. Portanto, pode ficar tranquilo: os bots da Meta não devem lotar sua caixa de entrada se você nunca falou com eles.
Atualmente, os bots do Meta AI estão disponíveis no Instagram, e futuramente devem ser integrados ao WhatsApp, possivelmente por meio de uma aba dedicada a interações com inteligência artificial.
Chats mais orgânicos, mas talvez mais intrusivos
A adição dessa capacidade pode tornar os bate-papos mais naturais, com interações que fluem sem que o usuário precise “quebrar o gelo” após uma pausa. No entanto, também levanta questões sobre potenciais invasões de privacidade, já que o bot pode surgir de forma inesperada.
É provável que o Project Omni seja um recurso opcional, a ser habilitado no momento da criação dos bots — afinal, nem toda IA precisa ou deve iniciar conversas sozinha. Ainda assim, não está claro se os usuários humanos terão controle para desativar essa função por padrão nas suas próprias interações.
Por enquanto, não há previsão de lançamento da funcionalidade.
Quer saber como os chatbots da Meta vão evoluir nos próximos meses? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe as novidades sobre IA e tecnologia!
Fonte: TecMundo