As ações da montadora Tesla amanheceram nesta segunda-feira (7) com uma queda de pouco mais de 7% no período de abertura do mercado. Mesmo com o início das negociações, a companhia apresenta uma queda diária de 6% no momento de publicação desta matéria e mantém o clima de pessimismo sobre a marca.
Segundo analistas da Reuters e da CNBC, o novo motivo da nova baixa nas ações é na verdade um velho problema: o comportamento do CEO da empresa, Elon Musk, e postagens realizadas por ele na rede social X, que é de sua propriedade.
Mais especificamente, a confiança do bilionário segue baixa com alguns investidores, preocupados com a atuação política do empresário — que é vista como falta de foco na companhia, mesmo com a saída de Musk do governo Trump — e em um momento delicado para a marca.
O que é o partido político de Musk?
No último fim de semana, o bilionário voltou a falar no X sobre a vontade de criar um partido político nos Estados Unidos. Ele seria chamado de America Party, com a ideia de ser mais uma alternativa contra os partidos Democrata e Republicano que dominam o cenário nacional.
As publicações de Musk sobre o tema começaram em maio de 2025, após ele anunciar a saída do DOGE, o departamento de eficiência da administração Trump que ele ajudou a fundar. O momento coincidiu também com o rompimento com o atual presidente do país.
By a factor of 2 to 1, you want a new political party and you shall have it!
When it comes to bankrupting our country with waste & graft, we live in a one-party system, not a democracy.
Today, the America Party is formed to give you back your freedom. https://t.co/9K8AD04QQN
— Elon Musk (@elonmusk) July 5, 2025
Agora, Musk parece ainda mais inclinado em levar a ideia adiante, inclusive para conquistar cadeiras no Senado e em casas distritais. O objetivo, segundo ele, seria “devolver a liberdade para a população” e lutar contra os atuais gastos do governo — e, apesar de várias respostas em tom de piada dele e de seguidores, é possível que desta vez a ideia siga mesmo adiante.
Em resposta, Trump chamou de “ridícula” a ideia de criação de um partido e ainda voltou a critica o antigo aliado. “Me entristeço ao assistir Elon Musk ir completamente fora dos trilhos e essencialmente virando um desastre nas últimas cinco semanas”, disse o presidente.
Por que a Tesla está em crise?
A queda nas ações da Tesla não é apenas um descontentamento pontual dos acionistas: desde o começo do ano, a valorização de mercado da montadora caiu por conta do envolvimento político de Musk e a ausência do CEO na liderança da marca.
Nos últimos meses, com a atuação do DOGE e ações no mínimo controversas por parte do executivo, a imagem da Tesla acabou associada com um lado político, o que não é visto como vantajoso de um ponto de vista de mercado.
A situação também coincide com um momento de declínio na venda de veículos elétricos da companhia. Na semana passada, ela revelou uma queda de 13,5% na venda de carros no último trimestre em comparação com o ano anterior — a maior queda anual na história da marca. O fortalecimento de concorrentes, em especial da China, é visto como uma das causas desses números.
Nem mesmo o início dos testes da Tesla com um serviço de táxi autônomo acalmaram os ânimos a longo prazo. Apesar de ser realizado sem tantos problemas, ele foi pouco transparente em informações e envolveu apenas o transporte de fãs da marca em uma pequena região do Texas.
Além disso, o mercado da Tesla nos EUA pode sofrer um impacto ainda maior em breve. A legislação fiscal de Trump recentemente aprovada no país acaba com subsídios na compra de carros elétricos, sendo esse um dos principais pontos de discordância entre os agora adversários políticos.
Você conhece todas as empresas que são de propriedade de Elon Musk? Confira a lista nesse conteúdo do TecMundo!
Fonte: TecMundo