Home / Tecnologia / Apple acusa ex-engenheiro de roubar dados sobre Vision Pro antes de ir para concorrente

Apple acusa ex-engenheiro de roubar dados sobre Vision Pro antes de ir para concorrente

Em mais um caso envolvendo roubo de informações sigilosas, a Apple está processando um ex-funcionário que teria pego dados do Apple Vision Pro. Na ocasião, o ex-engenheiro Di Liu solicitou demissão da gigante, mas não sem antes baixar inúmeros detalhes do projeto com a intenção de enviá-los para a Snap — dona do Snapchat.

  • Segundo informações do SilliconValley.com, Liu se tornou um engenheiro de design de produtos sênior após sete anos trabalhando na Apple;
  • O processo, movido pela Apple, aponta que ele pediu demissão do cargo para “passar mais tempo com sua família e cuidar da saúde”; 
  • A saída de Liu parecia normal, mas esse término amigável o teria dado tempo suficiente para realizar o download de milhares de documentos da Apple com segredos comerciais, e enviá-los para seu armazenamento em nuvem pessoal;
  • Isso teria acontecido três dias antes de sua saída da empresa e a Maçã alega que não em momento algum foi informada sobre sua ida a uma empresa rival.

O processo da gigante destaca que Diu Liu recebeu uma proposta de emprego da Snap, dona do famoso aplicativo Snapchat, mas omitiu a informação da Apple. Em seu novo cargo, ele começaria a trabalhar “em uma função de design de produto substancialmente semelhante à sua função que ele ocupava na Apple”.

Apple acusa ex-engenheiro de roubar dados sobre Vision Pro antes de ir para concorrente
Informações roubadas contemplavam “arquivos de produtos não lançados” pela Apple (Imagem: GettyImages)

Snap está envolvida no roubo de dados?

Dessa forma, a conclusão dos advogados da Apple é que o fato de Liu ter baixado os arquivos relacionados a produtos da empresa, ter ido para a Snap, que tem um histórico com dispositivos de RV, sugere que ele usaria esses dados em benefício da nova empresa. A defesa de Liu não foi localizada até o momento.

Dentre os dados supostamente roubados, estão detalhes sobre o design e desenvolvimento do produto, controle de qualidade, custos e estratégias na cadeia de suprimentos. O processo da Apple não acusa a Snap como cúmplice, e a própria empresa diz que não vê motivos para estar relacionada a esse roubo de dados.

Vale lembrar que a Snap tem um pé no desenvolvimento de óculos de realidade virtual, como o Spectacles, lançado em 2017 e com uma segunda versão em 2021. Ambos os modelos não foram bem recebidos por público e crítica, mas a experiência de Liu poderia auxiliar a empresa em produtos futuros.

Para mais informações sobre a Apple, fique de olho no site do TecMundo
 

Fonte: TecMundo

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *