A Xiaomi deve revelar a interface do sistema operacional HyperOS 3 no fim do ano, e deve ter forte inspiração do recente iOS 26. Segundo informações do insider Digital Chat Station por meio da rede social Weibo, a companhia chinesa deve adotar um padrão similar ao Liquid Glass da Apple.
- O informante explica que teria testado uma iteração recente do HyperOS 3, que lembra bastante o novo padrão adotado pela Maçã;
- A parte principal é do centro de controle e os ícones com estilo de vidro, mas nada tão radical quanto do iOS;
- Essa estética parece puxar uma forte inspiração da concorrente, mas de um modo mais sutil, por assim dizer;
- Uma das premissas dessa interface seria criar um visual bem refinado, mas intuitivo para os usuários.
É esperado que esse estilo similar ao Liquid Glass seja adicionado em todo o sistema operacional, incluindo em aplicativos como o de configurações, mensagens, telefone, etc. Apesar disso, é reportado que a Xiaomi quer prezar por uma boa legibilidade e simplicidade com esse software.

Cópia ou inspiração?
Após o anúncio do iOS 26 e seu Liquid Glass e as reações mistas por parte do público que já vem testando o beta, era questão de tempo até que alguma outra marca “buscasse inspiração” no design da Maçã. Uma das diferenças na abordagem da Xiaomi, segundo os vazamentos, é que a empresa estaria preocupada mais com acessibilidade e uso prático.
É bem provável que não somente a Xiaomi, como diversas outras marcas, se inspirem no iOS 26 ao lançar suas novas interfaces. Com a Apple na dianteira, os concorrentes podem olhar para o que o público não está gostando tanto e aperfeiçoar em seus próprios produtos.
Ainda sem data para o anúncio, o HyperOS 3 deve ser lançado a partir de outubro de 2025, e deve estrear na futura linha do Xiaomi 16.
Para mais informações sobre a Xiaomi e sistemas operacionais, fique de olho no site do TecMundo.
Fonte: TecMundo