O mês de Julho reserva uma série de eventos astronômicos emocionantes para os apaixonados pelo céu noturno. De conjunções planetárias a uma chuva de meteoros, as noites que virão são uma oportunidade de explorar as belezas do nosso Sistema Solar. Prepare seus telescópios, binóculos ou até mesmo a sua disposição de olhar para cima e encantar-se pelas belezas celestes!
- Descubra: O que é conjunção planetária?
O evento número um no pódio de destaque principal no céu de Julho será a chuva de meteoros Delta Aquáridas, uma chuva de porte médio que pode produzir até 20 meteoros por hora em seu pico. Ela é produzida pelos detritos deixados pelos cometas Marsden e Kracht e ocorre anualmente de 12 de julho a 23 de agosto.

Este ano, a chuva atingirá seu pico de atividade na noite do dia 30 e nas primeiras horas da manhã do dia 31. A Lua crescente se porá no início da noite, deixando o céu escuro para o que deverá ser um espetáculo magnífico. A melhor visualização será de um local escuro após a meia-noite. Meteoros irradiarão da constelação de Aquário, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.
- Saiba também: O que são chuvas de meteoros e como elas se formam?
Aplicativos de observação astronômica como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium são ótimos aliados na identificação de constelações e outros objetos no céu!
Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de julho de 2025
- 03/07: Lua em Quarto Crescente
- 04/07: Mercúrio na maior elongação leste (melhor visualização)
- 10/07: Lua Cheia
- 16/07: Conjunção entre Lua e Saturno
- 17/07: Lua em Quarto Minguante
- 23/07: Conjunção entre Lua e Júpiter
- 25/07: Lua Nova
- 28/07: Ocultação lunar de Marte
- 30 e 31/07: Pico de atividade da chuva de meteoros Delta Aquáridas
Céus limpos e boas observações!
Fonte: TecMundo