O TikTok anunciou nesta semana vários novos recursos alimentados por inteligência artificial generativa destinados aos criadores de conteúdo e anunciantes, prometendo simplificar o processo criativo. Os avatares que simulam pessoas reais e vendem produtos online estão entre os destaques.
Incluídos na atualização mais recente da TikTok Symphony, plataforma de IA da rede social, essas espécies de manequins virtuais hiper-realistas são utilizados para a divulgação de anúncios dos mais variados produtos. Segundo a rede social, eles se expressam de maneira natural, similar aos humanos, falando em diferentes idiomas e com linguagem corporal precisa.

Como funcionam os avatares de IA do TikTok?
Disponíveis inicialmente para marcas selecionadas e um grupo de influenciadores, os Symphony Digital Avatars auxiliam na entrega de mensagens de impacto de maneira mais envolvente e autêntica, abrindo novas possibilidades de estratégias criativas. São dois tipos diferentes de manequins virtuais gerados por IA.
- Os Stock Avatars são modelos prontos que utilizam imagens de atores reais e licenciados, com ativação por meio do Symphony Creative Studio;
- Já os Custom Avatars são opções personalizadas por meio das quais é possível gerar avatares com habilidades multilíngues, alcançando públicos em dezenas de países;
- Esses avatares de IA surgem em vídeos igualmente gerados pela tecnologia fazendo a promoção de marcas, testando e apresentando produtos;
- Os criadores podem utilizar a própria imagem na criação de manequins virtuais poliglotas, enquanto as marcas têm a oportunidade de escolher alguém que represente sua identidade, um porta-voz ou influenciador parceiro por meio da ferramenta;
- A companhia aérea Vietjet foi uma das primeiras marcas a testar a tecnologia, usando um avatar customizado de seu embaixador para a campanha em diversas línguas.
A facilidade de criação dessas versões digitais dos criadores é outro atrativo da tecnologia. Basta usar o prompt de texto para detalhar todas as instruções para a IA, assim como é feito em interações com os bots convencionais, para gerar os avatares e os vídeos completos dos anúncios.
Outro destaque é a redução de custos com a produção de conteúdos comerciais, evitando gastos exagerados que os anunciantes teriam com a contratação de atores reais e a filmagem das propagandas. A funcionalidade chega integrada ao recurso TikTok Ads Manager.

Quais foram as outras novidades?
Além dos avatares de IA que funcionam como manequins virtuais, o TikTok adicionou outras novidades voltadas para profissionais de marketing. Uma delas é a atualização do Creative Assistant, que agora passa a se chamar Symphony Assistant.
O assistente de IA generativa ajuda a debater ideias, identificar tendências, encontrar inspiração e implementar as melhores práticas recomendadas, impulsionando a criação de conteúdos. O usuário precisa apenas inserir os prompts certos para cada tarefa e aguardar o bot realizá-la.
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Já no Symphony Creative Studio há a opção de dar vida a imagens estáticas, criando clipes de cinco segundos com fotos para anúncios inovadores, o que pode ser útil para quem trabalha com grandes catálogos. A criação de vídeos a partir de prompts de texto também está disponível, gerando conteúdos sem nenhum recurso visual como base.
Também foi lançado o Symphony Produtos em Destaque, que usa os manequins virtuais para exibir itens que o anunciante queira promover com uma maior ênfase. Essas funcionalidades estarão disponíveis para todos os anunciantes, globalmente, nas próximas semanas.
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Fonte: TecMundo